terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conceitos básicos de Qi e Qigong - Parte 2



Pelo Dr. Yang, Jwing-Ming, 30 de março de 2009
The Real Lower Dan Tian
The Real Lower Dan Tian
Nos tempos modernos, que utilizam principalmente apenas a definição estreita de Qi, que se refere à energia que circulam no corpo humano. Praticantes de Qigong estudar e treinar a circulação de Qi no corpo. Qigong inclui muitos aspectos, de como nossos corpos se relacionam ao Céu Qi e Qi da Terra, para os campos de sobreposição de acupuntura, o tratamento com ervas, artes marciais Qigong, Qigong iluminação de massagens e exercícios, e, finalmente, espiritual.
Nos tempos antigos, Qigong foi chamado Tu-Na, o que significa a "absoluta e admitir", ou seja, respiração focada. Qigong depende respiração correta. Zhuang Zi disse, "Blowing para respirar, e levai o velho e admitir o novo. Movimento natural do urso e do pássaro extensão (do pescoço), são todos para a longevidade. Esta é favorecida por aqueles que vivem enquanto Peng Zu, que praticam Dao-Yin, e nutrir a forma (cultivar o corpo). "
Zu Peng foi um praticante de Qigong lendário durante o reinado do imperador Yao (2356 aC), disse ter vivido por 800 anos. Qigong foi também chamado Dao-Yin, ou seja, usar o movimento mente e físico para guiar e conduzir a circulação do Qi. Os movimentos imitam movimentos naturais de animais como ursos e pássaros. A Qigong famosos médicos estabelecidos transmitida por quase 2.000 anos é chamado de The Sports Cinco animais (Wu Qin Xi), que imita os movimentos do tigre, veado, urso, macaco e aves.
Qigong e acupuntura ver o corpo físico como tendo doze principais canais de energia (Shi Jing Er) no corpo, ramificando em muitos canais secundários (Luo), semelhante ao sistema circulatório do sangue. Os principais canais são como artérias e veias, enquanto as secundárias são como capilares. Doze Canais Principais Qi também são como rios, enquanto os canais secundários são como córregos que fluem para dentro e para fora dos rios. Qi é distribuído por todo o corpo através desta rede que liga as extremidades para os órgãos internos ea pele para a medula óssea. Os órgãos internos da medicina chinesa não correspondem necessariamente aos órgãos físicos como é entendida no Ocidente, mas sim a um conjunto de funções clínicas relacionadas com o sistema de órgãos.
O corpo também tem Oito Vasos (Ba Mai), chamados de meridianos estranho (Qi Jing), que funcionam como reservatórios e regular a circulação do Qi. O chinês famoso médico de medicina taoísta Li, Shi-Zhen os descreveu em seu livro, O Estudo dos Meridianos Estranho e Oito Vasos, "Os meridianos regulares (12 Canais Principais Qi) são como rios, enquanto os meridianos estranho (Oito Vasos) são como lagos. Quando o Qi nos meridianos regulares é abundante e próspera, que estouro no meridianos estranho. "
Quando Qi nos oito reservatórios está cheio e forte, assim é que nos rios. Estagnação em qualquer canal leva a irregularidade no fluxo de Qi para as extremidades e órgãos, ea doença pode se desenvolver. Cada canal tem seu próprio fluxo de Qi particular, a sua força afetados por sua mente, o tempo, hora do dia, o alimento que você comeu, e até mesmo o seu humor. Em tempo seco, Qi nos pulmões tende a ser mais positivo, ou Yang, que em tempo chuvoso. Quando você está irritado, o fluxo de Qi no seu canal do fígado será irregular. Qi força em diferentes canais varia ao longo do dia em um ciclo regular, e em determinado momento um canal é mais forte. Por exemplo, 11:00-01:00 o Qi flui mais fortemente no canal de coração. O nível de Qi do mesmo órgão difere de uma pessoa para outra. Quando Qi fluxo em doze canais é irregular, os oito reservatórios de regulá-lo de volta ao normal.
Vessels
Um praticante de qigong deve se familiarizar com o sistema circulatório energético do corpo, que é o mesmo utilizado em acupuntura, apesar de alguns canais ou pontos têm nomes diferentes, dependendo de seu uso. O corpo também tem vários centros de energia, chamado Dan Tians (campo elixir), que agem como uma bateria para armazenar energia para um de maior capacidade. É importante estar familiarizado com os centros de energia, navios, meridianos e canais, e para desenvolver uma sensação física de los através da prática. Desta forma, você pode fazer ajustes sutis em seu comportamento, dieta, ou exercício físico e manter o seu Qi equilibrada para evitar a doença.
Qi Um doente tende a ser muito positiva (Yang em excesso) ou muito negativa (Yin deficiente). Um médico chinês receitar ervas para ajustar o Qi, ou então inserir agulhas de acupuntura em vários pontos para ajustar o fluxo e restaurar o equilíbrio. A alternativa é a prática de Qigong, utilizando exercícios físicos e mentais para ajustar o Qi. Isso seria considerado Qigong Médica.
Na sociedade Scholar, Qigong é definido de forma diferente, com foco na regulação distúrbios da mente emocional em um estado de calma. Isso relaxa o corpo e permite Qi para reequilibrar e circular sem problemas, a saúde mental e física para pode ser atingido.
Em Taoísta e da sociedade budista, Qigong é o método de conduzir Qi da Lower Dan Tian para o cérebro para a iluminação espiritual ou estado de Buda. Este lugar no abdômen lojas Qi em quantidade abundante, e esse Qi é usado para, eventualmente, reabrir o terceiro olho. Qigong religioso é considerado o nível mais alto e mais rigoroso de treinamento Qigong chinês.
Praticantes de Qigong de Artes Marciais manifestar o seu Qi para energizar o corpo físico para a sua máxima eficiência e poder. Artes marciais Qigong originado de Qigong religioso, especialmente do músculo / tendão Mudando e Medula / Cérebro lavar Qigong (Yi Jin Jing e Xi Sui Jing), que foi derivada por Bodhidharma, o patriarca do budismo 28, durante o seu tempo ensinando no Templo Shaolin. O nível mais profundo de artes marciais que treinam Qigong é a mesma que a de Qigong religiosas iluminação, ou seja, espiritual. Isto envolve um longo processo de regulação da mente emocional, ao mesmo tempo aperfeiçoar o corpo, respiração, qi, e do espírito, até o terceiro olho é reaberto.
O mais básico Qigong, na qual o praticante não precisa saber qualquer teoria qigong, usa principalmente esforço físico e da mente não está envolvido muito. Isto pode ser aeróbica, caminhar, dançar ou se movimentar em que a mente é apenas relaxado e harmonizada. Isso não precisam de treinamento especial, e é classificada como Qigong secular. Na atividade intermediária Qigong, mental e físico são combinados em igual medida. Este seria o lento Qigong comumente praticado, em que a mente é usada para levar Qi em coordenação com o movimento. Com movimentos lentos e relaxados, o Qi liderado pela mente pode atingir mais profundamente os ligamentos, medula e órgãos internos. Sensação interna profunda pode conduzir Qi há significativamente. Taiji, White Crane, Snake, e Dragão são os sistemas típicos de Qigong, cultivada de forma intensiva em chinês sociedades médicas e de artes marciais.
Num nível mais profundo da prática, a mente se torna criticamente importante. Ele está ativamente envolvido enquanto você está em relaxamento profundo. Esta é cultivado principalmente por estudiosos e praticantes religiosos Qigong. Pode haver algum movimento físico na parte inferior do abdômen, mas o foco principal é cultivar um espírito pacífico e neutro, e perseguindo a meta final da iluminação espiritual. Esta prática inclui Chan Sentado (Zen), respiração embrionária (Tai Xi Jing Zuo), Pequena Circulação (Zhou Xiao Tian), Grand Circulação (Da Zhou Tian), Meditação e Cérebro Iluminismo lavagem (Gong Xi Sui).
Diferentes práticas de Qigong apontar para objetivos diferentes. Para uma vida longa e feliz, você precisa de saúde de mente e corpo. A melhor simples Qigong para a saúde é o nível intermediário, que regulamenta o corpo ea mente. Você pode praticar o lado Yin através de meditação ainda, eo lado Yang através da atividade física. Isso equilibra Yin e Yang, Qi e abundantes podem ser acumulados e distribuídos.
Para concluir:
  1. Qualquer atividade capaz de melhorar a circulação do Qi é Qigong.
  2. Qigong que enfatiza a mais físico vai melhorar a força física ea circulação do Qi, o condicionamento dos músculos, tendões e ligamentos.
  3. Qigong ativação física e mental pode chegar a mais profunda, melhorando a força física ea circulação do Qi. Coordenando o corpo relaxado físico com a mente concentrada, Qi podem circular no fundo as articulações, órgãos internos, e até mesmo a medula óssea.
  4. Qigong que se concentra em alcançar um profundo estado meditativo pode, contudo, negligenciar o movimento físico, fazendo com que a saúde física a degenerar. É importante manter a harmonia eo equilíbrio do corpo e da mente.
Fim da Parte 2. Leia Conceitos Básicos de Qi Qigong e Parte 1 . Este tópico é explorado em mais detalhes em vários livros e DVD programas.
Dr. Yang, Jwing-Ming , é um autor de renome e professor de artes marciais chinesas e Qigong. Nascido em Taiwan, ele treinou e ensinou Taijiquan, Qigong e artes marciais chinesas há mais de 45 anos. Ele é o autor de mais de trinta livros, e foi eleito pela revista Inside Kung Fu como uma das 10 pessoas que "fez o maior impacto sobre as artes marciais nos últimos 100 anos." Dr. Yang vive no norte da Califórnia.

Fonte: http://ymaa.com/articles/basic-concepts-qi-and-qigong-part2
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário